Afinal, por que atividades físicas fazem tão bem?
- Rafaela Zorzan Roldo
- 11 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2023

Como médica oncologista, tenho vasto conhecimento sobre os diferentes tipos de câncer e como preveni-los.
A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir contra o câncer de intestino (cólon), endométrio e mama (pós-menopausa).
Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Assim, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gostar. A duração (tempo) torna-se mais um elemento, não o principal.
Pratique atividades físicas como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar, experimentando e buscando aquelas que lhe deem prazer. Quanto mais se movimenta o corpo, maior a proteção contra o câncer.
Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para aumentar a atividade física no dia a dia.
Não há necessidade de serem aquelas modalidades sistematizadas ou que demandem a contratação de serviços como academias, que também podem ser opções.É importante limitar hábitos sedentários como assistir à televisão, usar por muito tempo celular, tablet e computador ou jogar videogame. Seguem algumas dicas de como manter o mínimo de atividade física, tentando adaptar sua rotina diária:
Dê uma volta pelo seu bairro
Ande de bicicleta
Se mora em casa, corte a grama e varra o quintal
Lave seu banheiro
Lave seu carro
Brinque com as crianças
Passeie com o cachorro
Dance
Dispense o carro em pequenos trajetos
Use as escadas em vez de elevador
A importância da atividade física durante o tratamento de câncer
São muitas as novidades na vida de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer. Quimioterapia, radioterapia, sonda, cateter, remédios, queda de cabelo, diminuição da libido, enfraquecimento das unhas. Algumas engordam, outras emagrecem.
As preocupações são diversas e muitas pessoas acabam deixando a prática física de lado. No entanto, pesquisas científicas sugerem que o exercício físico não somente é seguro durante o tratamento, como traz também muitos benefícios para passar por essa fase com mais qualidade de vida. O exercício melhora o funcionamento do corpo, diminui a sensação de fadiga causada pela quimioterapia, diminui a ansiedade e aumenta a autoestima. Além disso, os exercícios também ajudam a manter a composição corporal adequada (ou seja, a distribuição entre músculos, gordura e ossos no corpo), a diminuir a perda de massa muscular e a manter o coração funcionando bem.
Pesquisas ainda apontam que a prática física durante e após o tratamento pode diminuir o risco de recorrência do câncer.
Fadiga e Câncer
A maioria dos pacientes com câncer percebe que tem muito menos energia do que antes. Durante o tratamento, cerca de 70% dos pacientes apresentam fadiga. Esse tipo de cansaço do corpo e do cérebro não melhora com o repouso. Para muitos, a fadiga é intensa e limita suas atividades. A inatividade leva à perda de massa muscular e perda de função.
Dicas para reduzir a fadiga:
Estabeleça uma rotina que permita que você faça os exercícios diariamente
Exercite-se regularmente
Faça pausa entre as séries de exercício
A menos que seja indicado o contrário, mantenha uma dieta equilibrada, que inclua proteínas, e beba cerca de 8 a 10 copos de água por dia
Faça atividades que lhe dão prazer
Use técnicas de relaxamento e visualização para reduzir o estresse
Peça ajuda quando precisar
Quer saber mais como prevenir doenças? Me manda uma mensagem, aposto que vou conseguir te ajudar a ter uma vida super saudável!
Comments