Câncer de Vesícula Biliar
- Rafaela Zorzan Roldo
- 11 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2023

Como médica oncologista, tenho vasto conhecimento sobre os diferentes tipos de câncer e como preveni-los.
O câncer na vesícula biliar é considerado raro, com menos de 150 mil casos por ano no Brasil. A vesícula biliar é um pequeno órgão em formato de pera, localizado abaixo do fígado, responsável por armazenar a bile que atua no processo digestivo do corpo humano. Sua localização e tamanho reduzido dificultam sua identificação precoce, e na maioria dos casos, o câncer na vesícula biliar é silencioso.
Os sintomas mais característicos o são náuseas e vômitos frequentes, dores abdominais, nódulos abdominais do lado direito do corpo, decorrentes do inchaço da vesícula biliar, icterícia, por conta da obstrução dos dutos que conduzem a bile ao intestino. Quando diagnosticado nas fases iniciais, o tratamento cirúrgico é a melhor opção. Quando o quadro já está mais avançado, o uso da radioterapia é indicado. A quimioterapia é utilizada nos quadros mais graves, e pode ser combinado com a radioterapia, conforme necessidade.
Quer saber mais como prevenir doenças? Me manda uma mensagem, aposto que vou conseguir te ajudar a ter uma vida super saudável!




Comentários