top of page

O que você sabe sobre o câncer de bexiga?

  • Foto do escritor: Rafaela Zorzan Roldo
    Rafaela Zorzan Roldo
  • 11 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 15 de ago. de 2023


ree


Como médica oncologista, tenho vasto conhecimento sobre os diferentes tipos de câncer e como preveni-los.


O câncer da bexiga é uma consequência da transformação do urotélio, que passa a se proliferar de forma anormal e ganha a capacidade de invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo.


O principal fator de risco para o câncer de bexiga é o uso de cigarro, que aumenta em três vezes o risco de desenvolver a doença. Outros fatores de risco são a exposição a produtos químicos, a idade, e também o gênero, já que os homens são muito mais acometidos que as mulheres. Quando a doença está apenas no órgão, o tratamento é feito com a “raspagem” da lesão, muitas vezes seguido da aplicação de uma substância para ativar a imunidade.


Quando a doença está só na bexiga, mas já invade o músculo da bexiga, pode ser necessário a cirurgia, ou então pode-se combinar a quimioterapia e a radioterapia. Quando já tem metástase, a cura não é mais possível e o objetivo do tratamento passa a ser frear o avanço da doença através de quimioterapia.


Quer saber mais como prevenir doenças? Me manda uma mensagem, aposto que vou conseguir te ajudar a ter uma vida super saudável!


Comentários


Dra Claudia Schavinski logo

© 2023 por ZRCOM

bottom of page