Câncer de pele não melanoma
- Rafaela Zorzan Roldo
- 11 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2023

Como médica oncologista, tenho vasto conhecimento sobre os diferentes tipos de câncer e como preveni-los.
O câncer de pele não melanoma compreende os tumores mais comuns que ocorrem principalmente em pessoas de pele clara após exposição solar por longo tempo. Geralmente apresentam apenas crescimento local, porém não cicatrizam ou se curam sem tratamento, e tendem a aumentar com o tempo podendo causar deformação, dor e sangramento.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dos tumores cutâneos são a pele clara e a exposição solar crônica, algo muito comum em nosso país, e em regiões muito ensolaradas. Os sinais e sintomas estão relacionados ao surgimento de lesão de pele em áreas de exposição solar – antebraços, colo, face, e nas mulheres, as pernas. O tratamento consiste em cirurgia para retirada da lesão com uma margem de segurança. Muitas vezes isso pode ser feito com anestesia local sem internação hospitalar. Outras formas de tratamento são utilizadas mais raramente e podem incluir radioterapia ou medicações.
Quer saber mais como prevenir doenças? Me manda uma mensagem, aposto que vou conseguir te ajudar a ter uma vida super saudável!
Comments