top of page

Tratamento do Câncer de Endométrio

  • Foto do escritor: Rafaela Zorzan Roldo
    Rafaela Zorzan Roldo
  • 11 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 15 de ago. de 2023




Como médica oncologista, tenho vasto conhecimento sobre os diferentes tipos de câncer e como preveni-los.


O câncer de endométrio é a 8ª neoplasia maligna mais frequente nas mulheres, excetuando-se os tumores de pele não-melanoma. O endométrio é o tecido fonte da menstruação e responsável por abrigar o feto durante a gestação. O principal fator de risco associado com o câncer de endométrio é um excesso de hormônio estrogênio circulante na corrente sanguínea (hiperestrogenismo).


Os fatores associados ao hiperestrogenismo são: obesidade, uso inadequado da terapia de reposição hormonal, menarca precoce, menopausa tardia e nuliparidade. Outro fator de risco associado ao câncer de endométrio é a diabetes mellitus.


O tratamento do câncer do endométrio na grande maioria das vezes é cirúrgico, sendo retirado todo o útero, os ovários e avaliada a necessidade de ressecção das ínguas (linfonodos) próximas ao útero (pélvicos e retroperitoneais). Em algumas situações específicas haverá a necessidade de tratamento complementar com radioterapia e/ou quimioterapia.


Quer saber mais como prevenir doenças? Me manda uma mensagem, aposto que vou conseguir te ajudar a ter uma vida super saudável!


Commentaires


Dra Claudia Schavinski logo

© 2023 por ZRCOM

bottom of page